Continue sua leitura e compreenda qual o melhor regime tributário para comércio atacadista. Aproveite e tire todas as suas dúvidas sobre!
Regime Tributário para Comércio Atacadista: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real?
19 de janeiro de 2021
Você, empreendedor, sabe o que é uma contabilidade consultiva? Ou como ela pode auxiliar no desenvolvimento de sua empresa?
Contabilidade Consultiva: Conheça os quatro métodos aplicados pela Ativo para ajudar na gestão do seu negócio
2 de fevereiro de 2021

Como pagar menos impostos na sua empresa? Entenda o que é elisão fiscal

Uma empresa pode pagar menos impostos de forma legal? Ou será que estamos falando de algo impossível?

Ao montar um negócio do zero, é preciso enfrentar diferentes tipos de desafios. Logo é preciso se preparar para pagar uma grande demanda de impostos

Sendo assim, a elisão fiscal vem se configurando como uma excelente alternativa para os gestores que desejam pagar menos impostos de maneira lícita. Mantendo assim sua empresa com um crescimento saudável.

Deseja compreender um pouco melhor sobre este assunto? Leia nosso artigo e entenda o que é elisão fiscal. Vamos lá?

Como pagar menos impostos com a elisão fiscal?

A elisão fiscal é uma estratégia adotada pelos empresários, na busca de reduzir os valores de sua carga tributária. Desta forma, a sua empresa passa a pagar menos impostos de forma legal.

Assim, diferentes modelos de negócios conseguem diminuir suas despesas com o pagamento de impostos ao governo.

Mas atenção, esta estratégia somente pode ser adotada com apoio de um contador. Isso porque, este profissional irá estudar as opções na legislação, encontrando uma forma legal de reduzir os impostos que incidem sobre a atuação de uma organização.

Leia mais sobre: Como funciona a Revisão tributária para empresas do Simples Nacional no Regime Monofásico

Minha empresa pode praticar elisão fiscal?

Na prática, todos os modelos de negócios podem se beneficiar do processo de elisão fiscal. Mas atenção, é preciso contar com a orientação da prática contábil e legal.

Deste modo, o seu único objetivo será reduzir a quantidade de impostos pagos por uma empresa ao Governo.

Portanto, a elisão fiscal é considerada uma medida eficiente a ser adotada pelos empresários, ao contar com apoio de uma contabilidade.

Vantagens da Elisão Fiscal

O processo de elisão fiscal se apresenta de forma vantajosa para as empresas que desejam pagar menos impostos. Acompanhe a seguir quais são os seus principais benefícios:

  • Redução de impostos;
  • Redução de despesas no orçamento;
  • Uma prática lícita, evitando assim uma intervenção legal.

Exemplos de elisão fiscal nas empresas

Existem duas maneiras de aplicar a elisão fiscal na prática. Sendo a primeira a ser definida e ofertada para as empresas conforme a legislação vigente.

Ou seja, por meio das regras dos regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Assim, o contador conseguirá auxiliar o empresário, identificando em qual dos modelos a sua empresa se enquadra. Vale lembrar que este é um processo minucioso, onde é preciso realizar uma análise com bastante cuidado.

O segundo modo de fazer a elisão fiscal é por meio da identificação de brechas, que possibilitam assim a adoção das práticas favoráveis ao seu negócio.

Deste modo, a mais comum está relacionada à cobrança do Imposto Sobre Serviço (ISS), uma vez que este é um imposto de recolhimento municipal, cujo valor pode variar de acordo com cada cidade.

Leia mais sobre: Como uma Consultoria Tributária pode ajudar a sua empresa?

Diferença entre Elisão, Elusão e Evasão Fiscal

Elisão, elusão e evasão fiscal, apesar destes termos serem semelhantes, cada uma dessas ferramentas possuem conceitos e atuações diferentes.

Logo, é de fundamental importância compreender o que é permitido pela legislação brasileira. Confira a seguir cada um destes conceitos:

Elisão fiscal

Como o leitor já aprendeu a elisão fiscal poderá ser adotada por diferentes modelos de empresas. Deste modo, deverá ser elaborado um planejamento tributário, permitindo assim que as empresas passem a pagar menos impostos.

Além disso, vimos que a elisão fiscal não é crime. No entanto, é preciso analisar quais são as regras.

Elusão fiscal

Ao contrário da elisão, a elusão é considerada uma pratica ilegal. Uma vez que sua tentativa se configura como uma ação de driblar a lei, no intuito de pagar menos impostos.

É considerada abusiva, uma vez que ela vai além do que é permitido pela lei.

Evasão fiscal

Outra pratica ilegal é a evasão fiscal. A sonegação fiscal possui aplicação de penas previstas por lei, cujo objetivo é penalizar os empresários que tentam burlar a legislação para não pagar seus impostos de forma devida.

Como o leitor pode perceber, a elisão fiscal é uma estratégia comum e legal. Mas atenção, é preciso contar com apoio de um profissional especializado, que possua conhecimento aprofundado da legislação vigente.

Conte com apoio dos profissionais especializados da Ativo Contabilidade. Atuamos no mercado desde 1996 e nos tornamos especialistas em prestar serviços de forma contínua e segura na área de assessoria contábil, tributária, trabalhista e societária, bem como consultoria em gestão financeira e jurídica. Com isso ajudamos empresários e profissionais a alcançarem seus sonhos e objetivos.

Caso queira continuar acompanhando o nosso conteúdo, acesse o nosso blog e curta as nossas redes sociais! Esperamos você por lá!

Fale pelo WhatsApp
gdpr-image
Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar o site, você concorda com nossa Política de Proteção de Dados
Saiba mais!