Varejo e atacado são dois tipos diferentes de comércios de produtos, que possuem como principal diferença o seu público-alvo.
Além disso, enquanto um comércio atacadista se destaca pela venda de grandes quantidades de produtos, o comércio atacadista é o seu oposto, atuando no mercado com a venda de pequenas quantidades e repassadas diretamente a seus consumidores finais.
A seguir em nosso conteúdo, iremos compartilhar quais são as principais diferenças entre comércio varejista e atacadista. Ficou curioso? Continue fazendo sua leitura.
Um comércio atacadista é uma empresa que atua comercializando produtos em alta escala. Dessa forma, tem como principal objetivo a revenda em cadeia de produtos. Tendo como público-alvo pessoas jurídicas e rede de revendedores como supermercados, distribuidores, depósitos e etc.
Além disso, devido ao seu alto volume de compras, o comércio atacadista também pratica preços menores.
Sendo assim, este tipo de empresa, geralmente, conta com a venda de produtos divididos em lotes, utilizando outros canais de vendas como varejo para a distribuição de suas mercadorias.
Dessa forma, para iniciar um negócio dentro deste setor, é preciso contar com um valor alto de capital, assim como uma boa estrutura.
Geralmente, o preço cobrado pelo produto no atacado é menor do que no varejo, podendo chegar em até 50%. Além disso, também apresenta valores de impostos reduzidos tanto em seu processo de vendas quanto no de compra.
O comércio varejista é uma unidade no comércio na qual se comercializa produtos em pequena escala, ou individuais.
Assim, seu principal objetivo é a venda de produtos para consumidores finais. Dessa forma, o seu público-alvo serão pessoas físicas.
Neste cenário, o comércio varejista atua como intermediário entre o atacadista e os clientes. Isso porque eles compram as mercadorias no atacado e os revendem.
No varejo, os preços dos produtos são cobrados de forma individual e geralmente são mais altos.
Isso porque os custos pela inserção de uma mercadoria são mais altos. Além do que, o sistema tributário apresenta um acréscimo no recolhimento de diversos impostos sobre a comercialização de cada produto.
Mesmo assim, a margem de lucro das mercadorias no varejo podem ser altas, quando comparadas ao valor de compra pelo atacado.
No comércio atacadista, o consumidor final possui a vantagem da flexibilização de pagamento, uma vez que é possível fracionar o pagamento em parcelas no cartão de crédito.
Um distribuidor pode atuar no mercado fornecendo produtos ou recebendo-os de uma atacadista.
Sendo assim, os comércios atacadistas podem obter todo o estoque necessário para a realização de suas vendas a terceiros, fazendo a compra de seus produtos com uma taxa menor, por ser um distribuidor.
De outra forma, a relação entre distribuidor e varejista é sempre como a de um fornecedor para um consumidor. Ou seja, o distribuidor irá fornecer produtos a um varejista, que irá vender a um consumidor final.
Geralmente, o empreendedor do varejo acaba se encarregando desde a administração de seu negócio, à gestão de estoque até o atendimento de pedidos. Tendo assim um maior entendimento sobre o seu processo de venda, ou seja, quem está comprando e o que está comprando.
No entanto, isso acaba resultando em um elevado nível de responsabilidade. Sendo assim, os empreendedores varejistas precisam ficar atentos para que ao desempenhar inúmeros papéis, não acabem se sobrecarregando.
Já as empresas atacadistas não precisam se envolver em nenhum aspecto que envolva interações com um consumidor final. Além de não precisar se ater aos custos de operações e manutenção de uma vitrine, por exemplo.
No entanto, é preciso buscar apoio especializado, quando o assunto é logística de mercadorias. Caso o empreendedor não consiga coordenar corretamente, de forma produtiva, o seu relacionamento com fornecedores e consumidores poderá ser afetado, prejudicando assim o seu faturamento e desenvolvimento no mercado.
Precisa de ajuda com a gestão de seu comércio? Conte com o apoio da Ativo Contabilidade. Durante os mais de 20 anos de experiência no mercado contábil, trabalhamos de forma que os tributos sejam fonte de estratégia e possibilidades para a sua empresa.
Nosso objetivo é assessorar e apoiar as empresas no processo correto de tributação, sempre buscando legalmente a economia na carga tributária, promovendo o cálculo correto dos tributos e a entrega das obrigações acessórias, além da prevenção de possíveis equívocos que possam gerar ônus tributários as empresas no futuro.
Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de acessar todas as nossas novidades, confira nosso blog e curta as nossas redes sociais.