Há quem ainda tenha muito medo quando o assunto é a disponibilização de dados na internet. E é compreensível. Em 2014, 54% das informações violadas na internet foram roubos relacionados a dados pessoais.

Uma das formas de proteger os usuários é o Certificado Digital, que é uma assinatura digital com validade jurídica, garantindo agilidade e segurança às transações eletrônicas e outros serviços via internet.

Esse documento eletrônico segue os padrões determinados pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, que busca sempre a proteção no âmbito digital. À ICP-Brasil coube, também, a função de determinar uma Autoridade Certificadora Raiz, responsável por conceder, supervisionar outras Autoridades Certificadoras e fazer a auditoria dos certificados emitidos por elas. Esta AC-Raiz é a ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

Ou seja, é da AC-Raiz que saem as normas técnicas repassadas para as ACs credenciadas.

Uma Autoridade Certificadora pode ser pública ou privada, emitindo certificados digitais a diversas entidades e responsabilizando-se pela fiscalização da documentação das mesmas, seguindo as definições da Declaração de Práticas de Certificação.

A Serasa Experian, parceira da Ativo Assessoria Contábil, é a maior Autoridade Certificadora do Brasil. Além das assinaturas digitais, oferece soluções customizadas para melhor utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), permitindo que empresas, órgãos públicos e consumidores realizem suas transações online com segurança e validade jurídica.

Fale Conosco

Ligue para nós
Responda para Validar: 7 + 7 =